segunda-feira, 22 de março de 2010

#Sondheim 01 - I Feel Pretty

A primeira música da nossa série de homenagens à arte de Stephen Sondheim é bem especial. Começaremos com uma composta para West Side Story, 1957, o seu primeiro musical. Baseado em Romeu e Julieta de Shakespeare, o musical conta o amor impossível entre um americano e uma porto-riquenha. Música de Leonard Bernstein e letras de Sondheim: este espetáculo foi de imediato um marco na história dos musicais. Trazendo à tona o talento de Sondheim como letrista, suas canções são inteligentes e sensíveis.

Então! Nossa primeira música homenageada é I Feel Pretty, cantada no espetáculo pela personagem Maria. Logo após se ver apaixonada, e ter esse sentimento retribuído, Maria canta a sua felicidade. A música é tão boa que muitos artistas a escolheram para integrar o seu repertório - tanto artistas populares quanto artistas eruditos.


Natalie Wood e elenco cantam na versão cinematográfica de 1961


Kiri Te Kanawa


Sarah Vaughan


Sarah Brightman


Kathleen Battle


Adam Sandler e Jack Nicholson no filme Anger Management (Tratamento de Choque - 2003)


Chigusa

Stephen Sondheim - 80 anos


Quem abriu o Jornal O Globo desta segunda deve ter se perguntado quem é esse cara pra ser motivo de reportagem? Pois bem: esse cara é o Stephen Sondheim. O maior letrista da Broadway. Seu trabalho mudou a história do teatro musical, fazendo de seu nome um marco - antes de Sondheim e depois de Sondheim.

É por isso que a partir de agora, para comemorar o seu aniversário de oitenta anos, faremos todo dia uma postagem especial com 80 músicas de Sondheim (uma a cada dia). Ele merece! Ele merece! ...