domingo, 27 de junho de 2010

#Sondheim 05 - Send in the Clowns

Composta para o musical A Little Night Music, em 1973, Send in the Clowns é a canção mais conhecida de Stephen Sondheim. No musical, Desirré Armfelt é uma atriz que mexe com o coração de vários homens. Incluindo Frederik Egerman, para quem ela canta essa música.
Este papel rendeu a Glynis Johns e a Catherine Zeta-Jones o Tony Award de Melhor Atriz em um Musical (Glynis em 1973 e Catherine em 2010).
O musical é inspirado no filme Sorrisos de uma Noite de Verão (Sommarnattens Leende - 1955) de Ingmar Bergman.
Gravada pelos mais diversos artistas (incluindo brasileiros), esta belíssima música tem um lirismo único dentre as trilhas de musicais da Broadway.

Glynis Johns e Len Cariou recriam a cena de "Send in the Clowns", em um especial para TV, em 1982.


Judi Dench interpretou Desirré na montagem inglesa do musical, em 1996. Aqui ela canta Send in the Clowns num especial gravado em homenagem ao produtor Cameron Machintosh, em 1998.


Elizabeth Taylor na versão para o cinema de A Little Night Music, em 1977. Me desculpem, mas eu acho a voz dela cantando tão enjoadinha ...


Catherine Zeta-Jones na noite de entrega dos Tony Awards 2010.


Glenn Close interpreta a canção num concerto em homenagem a Stephen Sondheim, em 1993.


Barbra Streisand, no seu show beneficiente One Voice, em 1986.


Frank Sinatra canta a música à época da estreia do musical na Broadway. Mesmo cometendo pequenos erros na letra, sua interpretação é, ainda assim, relevante.


Sara Vaughan, em 1987. Magnífica interpretação!


Sumi Jo, uma cantora mais conhecida por seu trabalho no canto lírico, traz uma bela interpretação da música de Stephen Sondheim.


Renato Russo também gravou a música!


Julie Andrews, em uma apresentação do Tony Awards.


E aqui, num workshop numa escola de música em Londres, Sondheim ensina duas alunas como cantar Send in the Clows.